Colóquio Internacional: Independência e Instrução na América e África
11de Março a 20 de Outubro de 2020 : Faculdade de Educação - UERJ
Link para transmissão online: https://meet.google.com/wjc-park-wxs
ADIAMENTO DO COLÓQUIO
O Colóquio Internacional Independência e Instrução na América e África se encontra adiado, em virtude da suspensão das atividades presenciais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Um novo calendário será divulgado quando os decretos governamentais sustarem as medidas de isolamento social.
Assim que tivermos novo cronograma, o blog do evento será atualizado e também informaremos pelas redes sociais do Colóquio:
https://uerjbicentenario.wixsite.com/evento
https://www.facebook.com/nepheuerj/?ref=page_internal
https://www.instagram.com/nepheuerj/
https://www.youtube.com/channel/UC1eM0YNgoqnaLjSE90OxGuw
https://open.spotify.com/playlist/31CW7fkZ9VhduSL32aM0dc#_=_
Cuidem-se tod@s.
Até breve!
Objetivo do Colóquio:
Como se processaram as independências em países da América e África? Que relações foram estabelecidas entre os projetos de nação e os de formação das populações? Que iniciativas foram tomadas em diversos países e regiões para consolidar as complexas experiências nacionais? Como ocorreram os processos que promoveram a autodeterminação de determinadas regiões e de suas populações? Como a temática da emancipação marcou (e marca) a história dos países e a instrução/educação dos povos? Estas e outras questões importantes serão discutidas no Colóquio Internacional - Independência e Instrução na América e África: História, Memória e Formação, que ocorrerá entre 11 de março a 23 de junho de 2020.
Para tanto, o Colóquio Internacional contará com 12 sessões, ao longo de 4 meses, com a participação de 11 pesquisadores estrangeiros e 20 pesquisadores de diversas universidades do Brasil (do Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste).
Deste modo, convidamos tod@s para pensar os processos de independência na América e África e as relações com os projetos de formação e instrução das populações.
Como foco adicional, o Colóquio objetiva articular a análise dos processos emancipatórios com efemérides existentes em cada país (datas cívicas nacionais, cinquentenários, centenários, sesquicentenário e bicentenários), considerando rebatimentos em instrumentos de ensino voltados para a formação de professores, tais como revistas, jornais, livros, compêndios, manuais nacionais ou traduzidos empregados nos programas de formação docente em cada país e nas diversas regiões do Brasil.
Informações
PALESTRANTES
Universidad Nacional de Rosario - Argentina
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Universidade de Antioquia - Colômbia
Universidad Nacional de Rosario - Argentina
APOIO REALIZAÇÃO
CONTATO